O Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) destacou nesta segunda-feira, 6 de outubro, o papel central das confissões religiosas na consolidação da paz, reconciliação e coesão social em Moçambique. Esta posição foi manifestada durante a intervenção do Vice-Presidente desta organização, Sérgio Muchanga, durante a VIII Conferência Nacional Religiosa, que decorreu sob o lema “Moçambique Primeiro – Cada Moçambicano, Mensageiro de Transformação, Reconciliação e Paz”.
Segundo Muchanga, o envolvimento das confissões religiosas é essencial para fortalecer os alicerces da convivência pacífica, da justiça social e da governação democrática no país. “O IMD reconhece a importância central das confissões religiosas no fortalecimento da coesão social, reconciliação e promoção da paz em Moçambique, valores indispensáveis para o avanço democrático e estabilidade social”, declarou.
Muchanga sublinhou que o IMD tem vindo, ao longo dos anos, a promover o diálogo inclusivo e o fortalecimento das instituições democráticas, com vista a garantir que a paz e a reconciliação sejam sustentadas por uma governação participativa e respeitadora dos direitos humanos. “A Conferência Nacional Religiosa é um fórum pluralístico e representativo, que reforça a necessidade de coordenar as nossas acções em torno da construção de consensos nacionais que sustentem o diálogo nacional inclusivo”, afirmou.
O dirigente encorajou ainda as lideranças religiosas a reforçarem a colaboração entre si e com a sociedade civil, promovendo iniciativas de base comunitária que fomentem o respeito, a tolerância e a justiça social. “Encorajamos as lideranças religiosas a fortalecerem sua colaboração entre si, com a sociedade civil e com o cidadão, promovendo iniciativas que envolvam as comunidades locais na promoção da justiça social, respeito e convivência pacífica”, frisou.
O IMD reafirmou, na ocasião, o seu compromisso de apoiar a plataforma nacional de diálogo inter-religioso, contribuindo para a construção de um roteiro de reconciliação nacional baseado no consenso e na participação ampla.
A VIII Conferência Nacional Religiosa contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, membros do Conselho de Ministros, líderes religiosos, representantes do sector privado, da sociedade civil e de parceiros de cooperação.
Esta actividade é organizada por Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Fundo de Paz, Ihas da Paz, World Vision, Justa Paz, Iris Global em parceria com o IMD, no contexto da implementação dos projectos PROPAZ e ProCivico financiados pela União Europeia e Embaixada da Finlândia respectivamente.
{gallery}papelconfrel25{gallery}