A cidade de Maputo acolhe nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11 de Dezembro, um intercâmbio de Alto Nível sobre o papel do diálogo interpartidário na promoção da cooperação política pacífica e da competição democrática construtiva. O encontro é organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária de Moçambique (IMD), em parceria com a Fundação CMI – Martti Ahtisaari Peace Foundation, e reúne participantes provenientes de diversos países da África Oriental e Austral.
O objectivo central da iniciativa é fortalecer as plataformas multipartidárias como mecanismos de prevenção de conflitos, promoção da confiança mútua e aprofundamento da governação democrática.
A cerimónia de abertura contou com intervenções do Director Èxecutivo do IMD, Hermenegildo Mulhovo, Chefe da CMI na África Subsariana, Tiina Kukkamaa-Bah, e do Presidente da COTE, Edson Macuácua.
Os debates do encontro abordam o papel das plataformas multipartidárias na promoção da confiança e da cooperação política, a importância do diálogo para prevenir a polarização e a violência eleitoral, o contributo dos partidos para a coesão nacional e reformas inclusivas, as lições de diálogos nacionais na região e a experiência moçambicana da COTE. O intercâmbio procurará ainda identificar compromissos para tornar os mecanismos de diálogo mais sustentáveis e apoiar a sua institucionalização a nível regional.
Ao longo dos dois dias de debates, irão figurar oradores de países como Moçambique, Tanzania, Quénia, Zâmbia, República Democrática do Congo, Burundi, Uganda e Malawi e vão examinar instrumentos e estratégias que permitam reduzir a polarização, proteger a autonomia dos mecanismos de diálogo em contextos altamente tensos e assegurar que os entendimentos alcançados sejam efectivamente implementados para além dos períodos eleitorais.
Entre os oradores moçambicanos, destaca-se a presença confirmada dos cientistas políticos João Pereira e Salvador Forquilha, bem como o acadêmico Ismael Mussá, membro da COTE.
{gallery}dialogointerpartidarioxv{gallery}











