sala da paz cobertura campanha eleitoralNo âmbito dos preparativos da campanha eleitoral, que arranca a 31 de Agosto corrente, e das eleições de Presidente da República, dos deputados da Assembleias da República e dos governos provinciais, a Plataforma de Observação Eleitoral Conjunta, Sala da Paz, iniciou na terça-feira, 27 de Agosto, a formação de observadores eleitorais em todo o país.

 

A formação de um dia vai abrange observadores das províncias de Nampula, Sofala, Tete, Manica, Zambézia e Gaza e tem como objectivo uniformizar os procedimentos e as materiais em que se deve focalizar a observação, a postura dos observadores e a forma em que os relatórios de observação devem ser partilhados.

A previsão da Sala da Paz é de ter pelo menos um observador por distrito durante a fase da campanha eleitoral, podendo este número ser superado com a intervenção dos parceiros que fazem parte da plataforma.

A província de Nampula foi a primeira a iniciar com a formação e estiveram presentes nesta terça-feira observadores de 16 distritos, que manifestaram estarem prontos para garantir a observação da campanha eleitoral reportando os acontecimentos que poderão caracterizar a fase por formas a desencorajar a violência e contribuir para o reforço da participação dos cidadãos eleitores na votação de 15 de Outubro.

Durante onze horas, os observadores da campanha eleitoral, discutiram sobre o processo eleitoral, o papel e o código de conduta do observador eleitoral, métodos de partilha da informação e o quadro jurídico legal que poderá conduzir as eleições gerais e de governadores provinciais este ano.

Entretanto, ao longo da formação a sala da paz manifestou a preocupação com a demora na emissão das credenciais dos observadores pelos órgãos de administração eleitoral local, que desde Abril último alegam problemas no sistema de credenciação.

Para a sala da paz esse constitui um dos constrangimentos, partilhou Aunício da Silva que acredita “ até o arranque da campanha eleitoral a maioria dos observadores poderão não estar credenciados”.

Contudo Izidro Ractone, espera que a situação venha a ser regularizada o mais breve possível. Segundo ele, agora com os observadores formados o que resta é a sua credenciação e o início das actividades no terreno.

Nos próximos dias a formação vai beneficiar observadores das províncias de Sofala, Tete, Zambézia, Manica e Gaza.

Refira-se que a Sala da Paz formou, semana finda os formadores de formadores de observadores eleitorais tendo se dado enfase à necessidade de observância dos princípios éticos, imparcialidade, não interferência e sobretudo a averiguação da fiabilidade da informação reportada, bem como o respeito pelo código de conduta eleitoral.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom