A Academia Política da Mulher, uma iniciativa do IMD, participa desde o dia 24 até 27 de Setembro em Nairobi, Quénia de uma formação internacional de formadores sobre Liderança Politica & Campanha para candidatas ao Parlamento e Órgãos Locais.
A formação é promovida pelas Nações Unidas –Mulheres (UN-Women) e tem como objectivo doptar os participantes de técnicas para estimular a candidatura de mulheres para diferentes órgãos de tomada de decisão, munir os formadores de instrumentos que possam contribuir para a formação das candidatas e facilitat troca de experiências entre os participantes formadores de diferentes países.
Elisa Muianga, gestora do IMD que coordena as accoes da Academia Política da Mulher diz quea formação é uma mais-valia para aperfeiçoar a abordagem da academia.
" Esta formação veio enquanto em Moçambique ja está em curso o processo eleitoral. Mas o aprendizado é sempre uma mais-valia. Estamos a aprender com experiências de outros países e a partilhar a nossa experiência. Vai ajudar muito para a formação das novas eleitas" - Elisa Muianga.
Entre os participantes estão representantes do Sudão, Etiópia, Uganda Quénia, Zimbabwe, Malawi, Tanzânia e Mocambique.
Durante os 4 dias de formação serão abordados temas como estratégias para motivar a candidatura de mulheres como prepara-las para a corrida eleitoral, como se comunicar com o eleitorado e convencer o voto, como integrar igualdade de género nos manifestos eleitorais, como angariar fundos para a campanha entre outras temáticas.
Todos os temas são apresentados com base nas experiências de cada país.