partcipacao mulher comunicadoO Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e a Embaixada da Suécia organizam nesta sexta-feira representantes de bancadas parlamentares (Frelimo, Renamo e MDM) e sociedade civil para uma reflexão sobre participação da mulher nos processos políticos em Moçambique. 
O encontro tem como objectivo partilhar experiências e conhecimentos sobre o contributo que a mulher pode dar no âmbito da promoção da paz, democracia e segurança em Moçambique.

Neste sentido estão previstas intervenções de representantes das três bancadas parlamentares e de activistas da sociedade civil Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e Artimisa Franco.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2017, indicam que de um universo populacional de 28.861.863 habitantes, 15.061.006 são mulheres (52,2 por cento) contra 13.800.857 homens (47,8 por cento).


Porém, no que diz respeito a participação da mulher no sistema governativo e liderança política bem como no debate sobre questões sensíveis como Paz, Democracia e Segurança, esta mesma tendência não se verifica.
Mais ainda, não obstante se notar alguns progressos ao longo dos anos no que diz respeito a presença da mulher na política, o que tem colocado Moçambique entre os países melhores cotados ao nível de África e do mundo, no país ainda não existem políticas que protejam os direitos políticos das mulheres e que incentivem a sua participação politica.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom