Decorreu nesta quinta-feira, 15 de Agosto, na Cidade de Maputo, a Conferência sobre Mulher, Paz e Segurança. O evento junta representantes do Governo, Parlamento, sociedade civil, académicos, lideranças comunitárias e religiosas, corpo diplomático, partidos políticos entre outros actores para uma reflexão conjunta tendo em vista contribuir para a promoção da Agenda Mulheres, Paz e Segurança em Moçambique.
Com uma abordagem inclusiva e participativa, o evento vai reforçar o compromisso internacional e nacional para com os princípios e objetivos da Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU, que reconhece a importância da participação das mulheres na prevenção e resolução de conflitos.
Para o efeito, a iniciativa busca congregar experiências nacionais e internacionais para inspirar acções concretas presentes e futuras, maximizando a participação de Moçambique como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na sessão de abertura intervieram a Presidente do Conselho de Direção do IMD, Laila Chemane, Representante da Universidade Joaquim Chissano, Énio Chingotuana, Representante da Coordenadora das Nações Unidas em Moçambique, Ondina da Barca, Directora Adjunta da Direção de Organizações Internacionais e Conferencias, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e a Directora Nacional Género, ao nível do Ministério de Género, Criança e Acção Social.
O evento é organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), em parceria com a Universidade Joaquim Chissano - UJC e conta com o financiamento da Embassy of Ireland Mozambique e do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino dos Paises Baixos, através NIMD, no âmbito da implementação do Programa Power of Dialogue (PoD).