Decorreu nesta quarta-feira, 19 de Março, em Quelimane, a Mesa Redonda subordinada ao tema “Novo Ciclo de Governação: Papel das OSCs na Monitoria de Políticas Públicas e Boas Práticas da Governação Local”, promovida pelo IMD e FONGZA, no âmbito da iniciativa Escolas para Democracia.
O evento reuniu representantes do Conselho Executivo Provincial, Assembleia Provincial, Serviços de Representação do Estado, administradores distritais, sociedade civil, activistas sociais, partidos políticos, académicos, entre outros actores, visando fortalecer o diálogo sobre transparência, participação do cidadão e monitoria da governação.
A sessão de abertura contou a intervenção do Governador da Província da Zambezia, Pio Augusto Matos, que reforçou a importância do diálogo contínuo e da partilha de informações entre Governo e sociedade civil. Destacou igualmente a necessidade de a Sociedade Civil “ocupar o seu espaço, tornando-se não apenas críticas mas também parceiras no apoio a governação”. Para este governante, no actual contexto político as OSC deviam ser um elemento e factor de estabilidade social.
Por sua vez, Osman Cossing (Coordenador de programas do IMD) destacou que este novo ciclo governativo representa uma oportunidade única para influenciar os planos de governação e políticas públicas, reforçando assim a colaboração entre OSCs e as estruturas de governação local. Estevão Neves ( Presidente do FONGZA) sublinhou o papel das OSCs na mobilização das comunidades e na análise crítica das políticas. Este representante da Sociedade Civil chamou atenção para as barreiras enfrentadas pela sociedade civil na Zambézia e apontou oportunidades emergentes com o início do novo ciclo governativo.
A iniciativa faz parte do projeto “Pro Cívico e Direitos Humanos”, financiado pela Finlândia e implementado pelo IMD, MASC, CESC e CDD.