governo niassa direitos humanos familiaA Chefe do Gabinete da Governadora da Província do Niassa, Celestina Teófilo, reafirmou o compromisso do seu governo em adotar abordagens favoráveis à proteção dos direitos humanos na sua atuação. A dirigente falava nesta sexta-feira, 11 de abril, em representação da Governadora daquela província, Elina Judite Massenguele, durante a mesa redonda sobre “O papel das organizações da sociedade civil na monitoria de políticas públicas e boas práticas de governação local”, realizada na cidade de Lichinga.


“O nosso compromisso, como Conselho Executivo Provincial, apesar das múltiplas demandas e desafios, é o de continuar a trabalhar afincadamente para contribuir na implementação de abordagens de direitos humanos, provisão de serviços básicos e proporcionar ao cidadão atendimento humanizado e justiça social”, declarou Celestina Teófilo.

Intervindo na sessão de abertura da mesa redonda, a governante chamou a atenção para a necessidade de uma governação mais inclusiva e próxima do cidadão.
Na ocasião, Teófilo afirmou que o seu governo está aberto a colaborar com organizações da sociedade civil interessadas em monitorar políticas públicas. “A nossa província avalia positivamente iniciativas que visam contribuir para a monitoria de políticas públicas e boas práticas de governação local”, declarou, mostrando a abertura do governo em trabalhar com diversos atores, incluindo a sociedade civil, para a melhoria da governação local naquele ponto do país.

governo niassa direitos humanos fotos

A governante reconheceu ainda que uma abordagem colaborativa com a sociedade civil pode contribuir para que o Governo responda melhor às principais preocupações dos cidadãos, tendo destacado as áreas socioeconómica, de infraestruturas e de serviços públicos. No entanto, reconheceu também a necessidade de que a governação descentralizada esteja alinhada com as diretrizes nacionais, sem, contudo, deixar de respeitar as especificidades de cada província.

A mesa redonda foi organizada pelo FONAGNI, em parceria com o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD), no âmbito da iniciativa Escolas para a Democracia, que se insere no programa “Pro-Cívico e Direitos Humanos”, financiado pela Embaixada da Finlândia em Moçambique, em sinergia com o projeto PROPAZ, financiado pela União Europeia.

Contacto

+258 843066565
Av. Lucas Elias Kumato nº 61 | Bairro da Sommershield - Maputo, Moçambique

newcontact

foreignaffairsfinlandnimddemofinlandidea footerosisa footerirish aid footeruniao europeiareino dos paises baixosembsueciandi 40 smallamerican flag

Criação e implementação: DotCom