O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) associa-se hoje à comunidade internacional na celebração do Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz, uma data que convida à reflexão sobre o papel essencial da cooperação entre Estados, instituições e povos na construção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
A organização manifestou este posicionamento através de um comunicado de imprensa, no qual destaca que, em Moçambique, a data é assinalada este ano num contexto em que o país continua a enfrentar ataques terroristas na província de Cabo Delgado e prosseguem os esforços para encontrar soluções para o conflito pós-eleitoral que se seguiu às Eleições Gerais e Provinciais de 2024.
O Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Provincial de Nampula, Lucas Poporo Lipatiua, considera necessário que os órgãos do Estado reforcem os mecanismos de participação e prestação de contas na sua gestão, de forma a garantir que as suas ações respondam, de fato, aos reais anseios dos cidadãos.
Este posicionamento foi manifestado na quarta-feira, 23 de abril, durante a mesa-redonda intitulada: “Novo Ciclo de Governação: Papel das OSCs na Monitoria de Políticas Públicas e Boas Práticas da Governação Local & Disseminação do Guião sobre Boas Práticas de Paz, Reconciliação e Coesão Social”, realizada na cidade de Nampula.
Teve início nesta terça-feira, 22 de abril, na cidade de Nampula, província do Nampula, a formação sobre monitoria de políticas públicas, advocacia e exercício da cidadania, com duração de dois dias. O evento decorre no âmbito da iniciativa Escolas para a Democracia e tem como tema: “Formação sobre Monitoria de Políticas Públicas, Advocacia e Exercício da Cidadania & Disseminação do Guião sobre Boas Práticas de Paz, Reconciliação e Coesão Social”.
Num momento decisivo para a democracia moçambicana, jovens, organizações da sociedade civil (OSC) e representantes institucionais reúnem-se esta quarta-feira, 23 de abril, na cidade de Nampula, em mesa-redonda sobre o tema: “Novo Ciclo de Governação: Papel das OSCs na Monitoria de Políticas Públicas e Boas Práticas da Governação Local & Disseminação do Guião sobre Boas Práticas de Paz, Reconciliação e Coesão Social”.
Duas comunidades do distrito de Metuge realizaram nesta quinta-feira, 17 de abril, sessões de diálogo sobre direitos humanos dos deslocados internos. Trata-se dos centros de acolhimento de Bandari e 25 de Junho, cujas discussões centraram-se em dois grupos particularmente vulneráveis: mulheres e raparigas.
Criação e implementação: DotCom